terça-feira, 6 de setembro de 2011

PRONUNCIAMENTO

Brasília, 02 de setembro de 2011.


Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados.

Hoje quero registrar a realização da Etapa Extraordinária do IV Congresso Nacional do PT que ocorreu neste ultimo final de semana aqui em Brasília.
Participaram desta etapa os mesmos 1.350 delegados que participaram da primeira etapa realizada em 2010, quando foi referendado o nome da Presidenta Dilma Roussef como candidata à Presidência da República.
Durante os trabalhos, Senhor Presidente, tivemos oportunidade de debater e aprovar Resolução Política sobre a Conjuntura, além de discutir e aprovar modificações para o Estatuto do PT.
Considero que realmente vivemos um momento crucial, tanto em relação à conjuntura externa, principalmente em relação à crise econômica internacional, quanto à realidade nacional. Tudo indica que o equilíbrio econômico e o papel desempenhado pelos países no mundo todo encontra-se em processo de acelerada mudança.
Não bastasse a ascensão dos chamados BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China no cenário econômico mundial, os pretensiosamente chamados “países desenvolvidos”, “países do 1º mundo” ou “países dominantes” estão envolvidos em uma grave crise, desde 2008, da qual não vêem saídas. Agrava a situação internacional os diversos conflitos nos países árabes, particularmente a invasão da Líbia.
Frente a esta conjuntura, nosso Governo vem mantendo uma linha adequada de prioridade às políticas sociais e manutenção do desenvolvimento com justiça social.
A linha mantida resgata paulatinamente a dívida social que nossa nação historicamente acumulou com grande parcela da população, excluída de direitos, excluída de participação no mercado e do usufruto da riqueza nacional, produto de seu próprio esforço.
No entanto, as políticas adotadas têm o salutar efeito de estimular a economia e possibilitar que, mais uma vez, possamos superar uma conjuntura de crise evitando conseqüências mais graves para a população brasileira.
Para consolidar esta política é necessário fortalecer a unidade partidária, o que será feito através do debate e da Resolução Política que será retirada do Congresso e através de mudanças estatutárias que fortaleçam e tornem mais ágil nosso partido, preparando-o para as novas etapas de luta e contendas políticas que se aproximam.

Muito obrigado.

GERALDO SIMÕES
Deputado Federal - PT/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores